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O milionário da criptomoeda Sam Bankman-Fried foi condenado a 25 anos de prisão por sete acusações de fraude fiscal. Mas, 💲 o plano dele era imoral?

Por jogo de hoje do bets própria conta, Bankman-Fried pretendia acumular riqueza para causas filantrópicas: "ganhar para dar", na expressão 💲 da comunidade do altruísmo eficaz, da qual ele era um apoiador. Bilbordes da jogo de hoje do bets bolsa de criptomoedas, FTX, proclamavam: "Estou 💲 dentro da criptomoeda porque quero ter o maior impacto global para o bem." Altruístas eficazes frequentemente defendem o utilitarismo, de 💲 acordo com o qual devemos promover o maior equilíbrio líquido de benefícios sobre danos, por meios necessários. Em outras palavras, 💲 estamos justificados jogo de hoje do bets causar dano a alguns - por exemplo, por fraude fiscal - se os danos forem superados pelos 💲 benefícios para outros. Conforme o juiz que o sentenciou: "Ele sabia que estava errado; ele sabia que era criminal." Mas 💲 mesmo se ele soubesse da lei, Bankman-Fried pode não ter acreditado que estava fazendo algo de errado. Após todo, ele 💲 planejava doar bilhões para ajudar aqueles jogo de hoje do bets necessidade. Ele pode ter pensado que ele tinha a resposta para essa antiga 💲 questão moral: se é OK causar dano para o bem maior.

Ideias filosóficas raramente vão à tona. O altruísmo eficaz é 💲 um deles; outro é "o problema do bonde" - uma fonte de inúmeros memes nas redes sociais e um dispositivo 💲 de enredo proeminente jogo de hoje do bets The Good Place. O que se perde nos memes é por que o problema do bonde 💲 importa. A questão não é gerar casos de incerteza moral cada vez mais abstrusos, mas precisamente investigar a encruzilhada de 💲 Bankman-Fried.

No caso clássico, concebido pelo meu falecido colega Judy Thomson jogo de hoje do bets 1976, você é um espectador jogo de hoje do bets um interruptor que 💲 desviará de um bonde de trilhos - jogo de hoje do bets direção a cinco vítimas que certamente morrerão quando o atingi-los - para 💲 uma via lateral com uma única vítima que será morta no lugar. Apresentações populares dele sugerem que a questão é 💲 saber o que fazer: você deve virar o bonde para a via lateral ou não? Mas o problema do bonde 💲 começa com o fato de que a maioria de nós tem pouca dúvida: você deve desviar o bonde para o 💲 trilho lateral, tomando uma vida para salvar cinco. Este julgamento coloca pressão sobre aqueles que respondem "não" à encruzilhada de 💲 Bankman-Fried - aqueles que acreditam que não é OK causar dano a alguns apenas porque esses danos serão superados por 💲 benefícios para outros.

Mas por que, então, se estamos certos de virar o interruptor, é errado empurrar um transeunte na frente 💲 do bonde jogo de hoje do bets alta velocidade, trazendo-o a um fim? Ou para um médico transplantar matar um paciente inocente e usar 💲 seus órgãos para salvar cinco vidas - ambos dos quais a maioria de nós considera grossamente imorais? Para décadas, eticistas, 💲 incluindo Thomson, lutaram para conciliar nossos julgamentos contrastantes quando se trata de virar o interruptor jogo de hoje do bets vez de empurrar o 💲 transeunte ou matar o paciente: jogo de hoje do bets cada caso, tomamos uma vida para salvar cinco. Se não pudermos identificar uma diferença 💲 moral significativa, devemos concluir que, desde que seja OK virar o interruptor, é OK empurrar o transeunte ou matar o 💲 paciente depois de todo. Esta conclusão leva inevitavelmente a uma visão moral mais utilitária, na qual está bem causar dano 💲 jogo de hoje do bets serviço do bem maior. E permite uma defesa moral de Bankman-Fried. Ele pode ter mal calculado danos e benefícios, 💲 riscos e recompensas, mas havia um argumento filosófico respeitável de seu lado.

A volta emocionante nesta história é que Judy Thomson 💲 acabou mudando de ideia. Em um artigo publicado jogo de hoje do bets 2008, ela questionou a ideia de que é certo virar esse 💲 interruptor, tomando uma vida para salvar cinco. Seu argumento gira jogo de hoje do bets torno de uma variante do caso clássico jogo de hoje do bets que 💲 você tem uma opção adicional: além de desviar o bonde para um trilho com uma única vítima, você pode desviá-lo 💲 jogo de hoje do bets si mesmo. A visão de Thomson é que você não é obrigado a sacrificar jogo de hoje do bets vida, mas se você 💲 não o fizer, então você não pode então virar o bonde jogo de hoje do bets alguém, sacrificando-os no lugar. Se você não estaria 💲 disposto a dar jogo de hoje do bets vida para salvar os cinco, como você pode justificar a decisão de tomar a deles? Esta 💲 questão tem força mesmo quando o auto-sacrifício não é uma opção, como no caso com o qual começamos: a ausência 💲 de uma opção que você não tomar não deve afetar jogo de hoje do bets escolha entre as opções que permanecem.

A mensagem da reviravolta 💲 de Thomson é que, jogo de hoje do bets vez de enfraquecer nossa relutância jogo de hoje do bets causar dano, uma reflexão cuidadosa sobre o problema do 💲 bonde deve fortalecê-lo. Não há diferença moral entre virar o interruptor no caso original do problema do bonde e empurrar 💲 um transeunte na frente do bonde, não porque ambas as ações estão certas, mas porque - apesar de um senso 💲 comum - ambas as ações estão erradas. Nós não devemos virar esse interruptor porque nós geralmente não estamos dispostos a 💲 sacrificar nós mesmos.

Há situações jogo de hoje do bets que está OK causar dano a alguns para o benefício de outros: atuar jogo de hoje do bets defesa 💲 própria, por exemplo. Mas não é permitido fazê-lo sempre que os benefícios ultrapassem os danos. Nós não devemos permitir que 💲 algum futuro Bankman-Fried justifique suas ações apelando para o bem maior.

Leitura adicional

  • Would You Kill the Fat Man? O Problema 💲 do Bonde e O Que Sua Resposta Nos Diz Sobre o Certo e o Errado por David Edmonds (Princeton, £12.99)

  • Justiça: 💲 O Que É a Coisa Certa a Fazer? por Michael J Sandel (Penguin, £10.95)

  • Direitos, Restituição e Risco: Ensaios jogo de hoje do bets Teoria 💲 Moral por Judith Jarvis Thomson (Harvard, £37.95)


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