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Caso alguém tenha se perguntado, como muitos estrangeiros Se perguntasm quando participam pela primeira vez da Semana Santa na Espanha. 🧾 vamos logo esclarecer: não; que tem nada a ver coma Ku Klux klan!

“É uma luta contínua”, explica o historiador Manuel 🧾 Jesús Roldán à ukm cbet News Mundo, serviço de notícias em ukm cbet espanhol da Royal.

“Temos que fazer pedagogia todos os anos 🧾 para explicar a quem vem aqui, e isso é uma enorme riqueza de séculos”.

Roldán se refere ao capirote, aquele cone 🧾 que os nazarenos ou penitentes usam Na cabeça nas procissões da Semana Santa em ukm cbet Espanha — e também alguns 🧾 países latino-americanos. como a Colômbia—; mas não é possivelmente um de seus principais íconem!

E também à própria celebração da Páscoa, 🧾 uma “festa viva” que evoluiu ao longo dos séculos. "e e a especialmente no sul de Espanha já tem um 🧾 significado festivo; é essa curiosa combinação entre viver A paixão com misturá-la ComA ressurreição".

Fim do Matérias recomendadas

Do Domingo de Ramos 🧾 ao domingo a Páscoa, as ruas da Espanha se enchemde fiéis e curiosos que chegam para acompanhar das procissões na 🧾 Semana Santa. nas quais os diferentes confrarias ou irmandadees dos penitentes caminharam com imagens dessa paixão em ukm cbet Cristo!

Estas enormes 🧾 esculturas, que costaleros carregam sobre os ombros. são acompanhadaS por religiosos e músicos ou dezenas de penitentes - homens também 🧾 mulheres com veste- longas túnicaes E; na maioria das vezes até usam um capuz pontudo Na extremidade!

Esta espécie de cone, 🧾 feitode papelão e. mais recentemente também em ukm cbet plástico - tem origem Em uma das instituições muito sinistras da história 🧾 do país: a Inquisição Espanhola!

Podcast traz áudios com reportagens selecionada.

Episódios

Fim do Podcast

Os condenados por esta instituição, fundada de reis católicos 🧾 no século 15 para manter a ortodoxia católica em ukm cbet seus territórios. eram obrigados A usar o capirote e uma 🧾 pequena túnicade tecido simples chamada "saambenito"para identificá-los ou constrangê - los durante os autoes DE fé".

“O auto de fé era 🧾 o grande teatro realizado pelos tribunais da Inquisição que tinha um objetivo, em ukm cbet teoria. De reincorporar os hereges à 🧾 Igreja; mas sem essência e O ( fazia é fazer as pessoas passarrem avergonha pública”, As manchava socialmente E excluía 🧾 dessa sociedade: tanto ele condenado como todos dos seus descendentes", explica À ukm cbet News Mundoo historiador José Martínez Millán - 🧾 autorde La inquisición ousapañola ("A Protestante Espanhola"), Em tradução livre).

Durante três séculos, milhares de pessoas foram condenadas na Espanha pelos 🧾 tribunais religiosos da Inquisição. acusadaS por diferentes crimes e que podiam ir Da blasfêmia até a heresia! Muitos destes condenador 🧾 - sobretudo nos primeiros anos – acabavam Na fogueira:

Mas antes, a Inquisição dava à eles o oportunidade de renunciar aos 🧾 seus pecados e proclamar ukm cbet conversão À fé católica. Aqueles que faziam isso: os chamados “penitentes”, dobtinham A graça em 🧾 ukm cbet serem Estrangulados Antes De sejam queimadoS na fogueira; Os condenadoesà morte quando não se arrepediavam dos outros pegos eram 🧾 queimada vivos!

Os autos de fé eram realizados em ukm cbet praça pública, geralmente na primavera ou no outono. quando havia 🧾 sido reunido um número suficiente dos réu a). Era montada uma espécie do palco e onde sesentariam as autoridades eclesiástica 🧾 ”, Seculares E os acusadores — há até inclusive com o ensaio da véspera!

Semanas antes, eram contratadodos pintores e alfaiates 🧾 para confeccionar os sambenitos ou capiroes que seriam usados pelos condenado a. Os desenhos E as cores usadas pra pintá-los 🧾 variavam dependendo da heresia:

Vestidos assim, os réus eram conduzidom em ukm cbet procissão de como forma a humilhação pública e até 🧾 o local onde era celebrado do autode fé.

Uma vez lida a sentença, os condenados à morte eram levados À fogueira. 🧾 que costumava ficar nos arredores da cidade e para onde as autoridades civis pudessem executar A decisão”. Os demais ficavam 🧾 obrigados de usar o sambenito durante todaa duração em ukm cbet ukm cbet pena!

Mas a provação não acabava por aqui.

Os sambenitos e 🧾 os capirotes eram levados depois até a igreja paroquial para serem pendurados nas naves com dos nomes aos condenado.

“A partir 🧾 de então, na missa. eles sempre tinham que se entar embaixo do seu sambenito", assim como seus filhos ou netos; 🧾 E a mancha perdurava por gerações”, o isso é uma das grandes crueldadees da Inquisição”. destaca Martínez Millán: professorde história 🧾 moderna pela Universidade Autônoma De Madri - Na Espanha!

Quando uma pessoa queria, por exemplo. entrar na universidade ou pedir um 🧾 título de alguma ordem militar e tinha que apresentar o certificado a limpeza do sangue com comprovasse porque: ao longode 🧾 três gerações até ninguém havia sido condenado pela Inquisição!

É provável que Goya não tenha presenciado esta cena, inspirada em ukm cbet 🧾 épocas anteriores

Os sambenitos pendurados nas igrejas serviavam de testemunho, e a única forma para limpar o nome da alguém era 🧾 do squecimento — mas. como explica Martínez Millán: “o quesaquiceu não existia”.

Os grandes autos de fé deixaramde ser celebradom na 🧾 segunda metade do século 18, quando começaram a sendo organizados dentro das instituições da Inquisição e no que veio à 🧾 se chamar "autillos".

Um deles inspirou aquela que é possivelmente a pintura mais famosa da existe sobre A Inquisição, o quadro 🧾 Auto de fé na Sé. De Franciscode Goya (

No centro da obra, vestido com um capirote e sambenito adornados em 🧾 ukm cbet chamas. Um condenado ouve ukm cbet sentença para os olhos baixos mas atitude resignada; enquanto uma multidão de clérigoes/ autoridades 🧾 que figuras não identificada também gera Uma atmosfera sufocante! Ao lado do palco até outros três sentenciador --também usamcaonee – 🧾 Aguardaram o seu vez:

Não está claro, no entanto. como este cone de papelão passou da Inquisição para as celebrações a 🧾 Semana Santa!

Os historiadores acreditam, no entanto. que as irmandades de penitentes adotaram o capirote - e pelo seu formato também 🧾 simbolizava a tentativa em ukm cbet se aproximar com Deus; por tê-los visto naquele os Penitnte condenado ”.

As primeiras irmandades que 🧾 se formaram no século 15, depois de São Vicente Ferrer pregar a penitência e com saíam em ukm cbet procissão. eram 🧾 muito diferentes das hoje conhecemos atualmente!

A penitência envolvia autoflagelação, por isso estes homens chicoteavam as próprias costas despidam com cordas 🧾 e correntes em ukm cbet um espetáculo sangrento.

Nesta época, “o culto à Vera Cruz (a Verdadeira cruz) e ao sangue de 🧾 Cristo começa a ser reivindicado. por isso se começou o levar em ukm cbet procissão uma série com imagens que geralmente 🧾 costuma é do um crucificado”, explica Manuel Jesús Roldán:

Este crucificado da Vera Cruz se estende por toda a Espanha e 🧾 América Latina.

Os autos de fé eram verdadeiro, teatro.”, como pode ser visto nesta pinturade Francisco Rizi e que retrata um 🧾 Auto- Fé na Plaza Mayor ( em ukm cbet Madri

Os penitentes eram anônimos, cobriam o rosto com uma máscara e usavam 🧾 a túnica simples de tecido barato. geralmente branca!

Os historiadores concordam que a primeira destas irmandades A adotar o capirote no 🧾 final do século 16 é uma Irmandade da Hiniesta, se Sevilha. Que tem um origem medieval e continua existindo até 🧾 hoje!

“A Irmandade da Hiniesta adapta aquele cone de papelão à máscara que seus penitentes usavam, e passa a diferenciar dois 🧾 tipos por 'irmãos': o ‘irmãde sangue’. ( se autoflagelava E usava uma fantasia caída para trás; ou os‘ócio com luz 🧾 na", ele diz Roldán - autor em ukm cbet Historiaes di la Semana Santa não te contaron ("HistóriaS pela semana santa 🧾 quando nunca me contouram"),em tradução livre).

No século 17, a maior parte das confrarias da Espanha já utilizava este cone. dando 🧾 outra aparência aos penitentes e quea essa altura passaram também ser chamados de nazarenos!

Cada confraria adotou uma cor. Muitas escolheram 🧾 o roxo, que era um penitencial; mas algumas",o vermelho e pelo simbolismo sacramental"; outras com O verde -pelo culto à 🧾 Vera Cruz ; E muitas mantiveram do branco ou adotaram a preto-que virou moda no fim de século 18”.

A celebração 🧾 da Semana Santa vai além a religião em ukm cbet cidades como Sevilha

Desde então, as irmandades e procissões estiveram à beira 🧾 de desaparecer com a chegada do Carlos 3° ao trono. “A penitência era algo que entrava em ukm cbet conflitocom algumas 🧾 ideias o Iluminismo; por isso é proibido autoflagelar-se publicamente na rua ou cobrir os rosto da máscara para sair À 🧾 noite”, explica Manuel JeSús Roldán:

Após a Guerra da Independência e o retorno do absolutismo, as irmandades voltaram à ukm cbet atividade. 🧾 Masa penitência que já era considerada uma coisa de séculos passadois também nunca foi resgatada!

Hoje, as procissões da Semana Santa 🧾 na Espanha vão muito além a religião — e fazem parte de uma cultura popular "que tem um significado festivo. 🧾 identitário", que se conecta com o retorno em ukm cbet cada ano A Uma data ou ao outro povo conhecido; à 🧾 Um sentimento por cidade é essa formade compreendera vida mantém viva esta festa)", afirma Roldán!

O historiador lembra que algumas 🧾 interpretações as associam ao importante substrato da cultura clássica romana e existe na Espanha, onde no fim de março se 🧾 celebravam a festas pela primavera.

“Embora as procissões sejam muito sérias e rigorosa, também têm aquele significado femtivo tradicional”, argumenta Roldán.

“Por 🧾 isso, é difícil fazer quem foi de fora entender que aqueles com se vestem como nazarenos não são apenas senhores 🧾 presos ao passado. mas também podem ser jovens e idosos a mulheres para homens ou pessoas De esquerda?de direita!... tem 🧾 até Ateu os!"”

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