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Uma vez, o futebol era uma coisa local. Hoje, é uma coisa global
Hoje vicio em apostas esportivas dia, um clube de futebol pode 🌜 ainda ter o nome de algum pequeno povoado que floresceu durante a Revolução Industrial, mas ele atrai jogadores e torcedores, 🌜 donos e treinadores de todos os cantos do mundo.
Esta transformação é recente e a literatura ainda não a alcançou. Os 🌜 narrativas de futebol tendem a ser nostálgicas e provincianas: o norte neurótico de Londres de Nick Hornby vicio em apostas esportivas "Febre vicio em apostas esportivas 🌜 Fever Pitch", a classe consciente de Yorkshire de David Peace vicio em apostas esportivas "The Damned United". Escritores ingleses parecem incapazes de escapar 🌜 das muitas mitologias ultrapassadas do futebol, um jogo inventado por ingleses, cujo mundo hoje é muito maior do que suas 🌜 imaginações.
O primeiro romance a capturar a realidade contemporânea do futebol
O romance transnacional de Joseph O'Neill é, acredito, o primeiro a 🌜 capturar a realidade contemporânea do futebol como a principal atividade cultural da nossa era globalizada. Só poderia ter sido escrito 🌜 por um cosmopolita verdadeiro como O'Neill, que é meio irlandês e meio turco, fluente vicio em apostas esportivas três línguas e criado vicio em apostas esportivas 🌜 três continentes. Assim como algum galáctico superpagamento, ele mesmo mora vicio em apostas esportivas um hotel de luxo. (Para o registro, eu sou 🌜 a favor de escritores poderem viver como jogadores de futebol.)
O livro conta a história de dois meio-irmãos – um americano 🌜 e outro anglo-francês – que tentam encontrar e assinar um misterioso prodigio africano adolescente, apelidado de Godwin. Mark é o 🌜 americano da parceria disfuncional, um escritor técnico vicio em apostas esportivas Pittsburgh; Geoff é o europeu, parcialmente criado vicio em apostas esportivas Paris, mas vivendo na 🌜 Inglaterra como um agente inepto. Eles estão ligados – apenas pelo acidente de seu nascimento – a uma mãe autocentrada 🌜 que os abandonou. Depois de uma vida inteira afastada, ela planeja reunir a família e lucrar com isso.
É uma parceria 🌜 engraçada. Mark é intelectual: o tipo de cara cuja filosofia de treinamento de cães foi "inspirada por monges beneditinos". Geoff, 🌜 vicio em apostas esportivas contraste, é um fracassado rude que fala Inglês Multicultural London, reproduzido de forma pouco precisa para algumas risadas fáceis. 🌜 (Há muito mais no MLE do que a repetição dos termos de carinho "bruv" e "fam".) Algumas das comédias estragam 🌜 a credibilidade, como quando um Geoff necessitado se recupera de uma lesão vicio em apostas esportivas uma perna morando com a família de 🌜 um prospecto adolescente vicio em apostas esportivas Walsall que mal conhece.
As coisas ficam interessantes assim que o foco se volta para a África, 🌜 apresentada como "um garimpo de ouro de futebol" com "grandes quantidades de talento bruto a ser descoberto". O ponto é 🌜 difícil de perder: através de seus clubes de futebol ricos, a Europa está, novamente, envolvida vicio em apostas esportivas uma corrida por recursos 🌜 continentais preciosos. (O elusivo Godwin é mesmo apelidado de "o diamante preto".) Esta insight perspicaz, que o futebol é a 🌜 continuação do colonialismo por outros meios, está no coração do livro, e O'Neill a dramatizou inteligentemente na caça a Godwin 🌜 nas próprias terras uma vez assombradas por escravizadores sem escrúpulos depois da mesma coisa: pessoas negras para vender.
Infelizmente, falhando vicio em apostas esportivas 🌜 discernir que isso é o centro de gravidade verdadeiro do livro, o autor fez algumas escolhas narrativas estranhas que, argumentavelmente, 🌜 diluem o grande potencial do livro.
Por um lado, o livro tem um narrador principal, Mark, que está ausente da maior 🌜 parte da ação, assim como Geoff. É, de fato, outra pessoa, o olheiro francês Lefebvre, um velho da África insensível, 🌜 que se aventura na hinterlândia beninense para localizar o tesouro. A semelhança com um dos personagens vicio em apostas esportivas busca vicio em apostas esportivas ficções 🌜 coloniais de Conrad é impressionante e talvez seja intencionalmente ecoada quando Lefebvre admite "uma vida de movimento e solidão – 🌜 a vida do marinheiro, um poderia dizer". A seqüência de cerca de 50 páginas vicio em apostas esportivas que ouvimos este personagem carismático, 🌜 moralmente duvidoso, contar vicio em apostas esportivas caçada ao tesouro é o livro vicio em apostas esportivas seu melhor momento. Lefebvre grita para ter sido o 🌜 narrador do livro por direito próprio. O que exatamente canalizá-lo através de Mark adiciona, eu não tenho certeza – além 🌜 de necessitar da interpolação "Lefebvre disse" a cada outro parágrafo.
Quanto aos capítulos narrados por Mark's de fato empregadora, Lakesha, relatando 🌜 a política de escritório de uma cooperativa de escritores técnicos da Pensilvânia – esses se sentem como se pertencessem a 🌜 outro romance inteiramente. O estilo aqui é uma paródia do linguajar de RH, cheio de invocações de "latitude decisória", "ética 🌜 horizontal" e "comunalidade do local de trabalho". O'Neill expõe a pretensão do linguajar corporativo, que simula preocupação com o bem-estar 🌜 das pessoas enquanto avança o interesse corporativo. Talvez, neste retrato de "recursos humanos" – a extração de valor financeiro de 🌜 seres humanos – houvesse para O'Neill um paralelo com os feitos da indústria de futebol na África.
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